terça-feira, 29 de julho de 2008

PERSONALIADE DO MÊS


Nossa personalidade do mês de junho é a Senhora Ozana Turini Machado Gonçalves, 45 anos, professora há 27 anos na Arquimimo Mattos, casada há 21 anos com Itamar dos Santos Gonçalves, mãe de três filhos Ítalo, 20; Igor, 16 e Sibeli com 13. Atualmente é coordenadora Paroquial da Paróquia do Imaculado Coração de Maria e Ministra Extraordinária da Pregação da Palavra de Deus na Comunidade Matriz.
Palavras que Unem: Conte aos leitores um pouco sobre a sua vida na Igreja: Compromissos assumidos, influências, suas alegrias.
Ozana: Graças a Deus, nasci na Igreja Católica, aprendi desde cedo o valor de ser Cristã. Logo que saí da Catequese com apenas 11 anos de idade, mas uma menina alta, parecia mais velha, comecei a participar do MOJOP (Movimento Jovem de Piaçu) e fui até os 23 anos, fiz de tudo um pouco, como coordenadora, animadora, tesoureira, etc. Também participava do MOBON (Movimento da Boa Nova) que me estruturou até hoje. Saía para todas as Comunidades do Município e fora dele, juntamente com o grande companheiro Dary de Oliveira. A grande influência na minha espiritualidade foram meus próprios pais. Sou feliz por não ter tempo, procuro dar a comunidade os dons que de graça recebi de Deus.
Palavras que Unem: Como Você concilia Igreja, família e trabalho?
Ozana: Bom, aí apertou um pouco mais, marido, casa, filhos que são 3, trabalho 10 horas por dia, coordenações, ministérios onde fui da Eucaristia, hoje sou da Palavra e ainda tinha a coordenação da Liturgia da Matriz, o Círculo Bíblico que não abro mão e a coordenação Paroquial. Procuro dar conta porque tenho uma família que me apóia e porque amo o que faço. Às vezes me canso, me aborreço, mas há sempre o outro dia que vem melhor.
Palavras que Unem: Fale um pouco sobre sua experiência como Coordenadora Paroquial.
Ozana:
Sinto que tenho muito que aprender e mais ainda por fazer, é uma experiência nova, exige tempo e dedicação. Acho que posso melhorar, peço paciência, os 100% com certeza virá. Conhecer as pessoas, suas comunidades tem me deixado mais perto de Deus.
Palavras que Unem: O que leva uma pessoa a assumir um compromisso com a vida de Comunidade?
Ozana: O amor de Deus por nós, as graças recebidas, as bênçãos derramadas a cada dia e também a necessidade de ajudar a transformar a realidade de uma sociedade tão desigual.
Palavras que Unem: Como você vê o andamento da Evangelização na Paróquia?
Ozana: Quando iniciamos o projeto de Quase-Paróquia, onde deixamos a mãe acolhedora que é Paróquia do Divino Espírito Santo. Confesso que deu medo. Mas tenho certeza que o crescimento foi maior, houve mais tempo para acompanhar de perto o povo de Deus.
Palavras que Unem: Quais os maiores desafios da Coordenação Paroquial?
Ozana:
Ajudar as Comunidades a se encontrarem, visitá-las e estar mais perto nos diversos momentos pelas quais elas passam.
Palavras que Unem: Mensagem final aos leitores:
Ozana: Olha meu irmão ( ã ), não há lugar mais perigoso para se viver do que fora da vontade de Deus. E ninguém consegue ser um bom líder, uma boa mãe, bom pai, bom filho sem primeiro ser humilde e respeitar as diferenças dos outros. Deus, primeiro age em nós, para depois trabalhar através de nós. Infelizmente muitas pessoas acham que ser Cristão e ser Cristão Católico é um seguro contra as tempestades da vida, é não ter problemas, é não ser pobre e nem ficar doente, mas percebi que tenho tudo isto, e ainda mais virá, mas o que Deus dá é o poder de enfrentar tudo, sem perder a alegria e o brilho da vida. Obrigada pela oportunidade de caminhar com você.

Nenhum comentário: