quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Eu me relaciono com Deus através do Dízimo


Deus é relacionamento! E eu sou criado à Sua imagem. A cada momento, experimento que sou AGRACIADO, ABENÇOADO com a presença de Deus que se relaciona comigo: " Venha ao deserto, porque Eu quero me relacionar contigo, falando-te ao coração". (Os 2,16).
"Eu te amo, te ensino a andar...Eu me relaciono contigo com coração de mãe, pegando-te no colo, nos Meus braços...te seguro com laços humanos de amor", (Os 11,3-4). Experimentado esse amor relacional, eu sinto necessidade e dever em corresponder através de gestos pessoais, concretos e espontâneos. Um desses gestos e sinais é a entrega ao Senhor, do Dízimo que já pertence a Deus, é algo CONSAGRADO a Deus. (Lev 27,30).


CAMINHANDO COM O DÍZIMO NA BÍBLIA


“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”(Mt 6, 23). O Dízimo é uma semente de bênçãos e prosperidade. É a alma e a essência da partilha. É a devolução a Deus do que já é de Deus. É um ato de amor, obediência, fidelidade e compromisso com Deus, a Igreja e os pobres.
São os primeiros frutos que devolvemos a Deus. “Trarás os primeiríssimos frutos de teu solo à Casa do Senhor, teu Deus” (Ex 34,26).
Ao oferecer o dízimo estamos quebrando em nós as amarras do egoísmo, aprendemos a ser corajosos – aprendemos a vencer o medo e a insegurança.
O dízimo é utilizado para atender as necessidades materiais da comunidade, conforme as seguintes finalidades:

Finalidade Religiosa: é com o dinheiro do Dízimo que a comunidade atende todas as despesas, tais como: materiais litúrgicos, velas, vinho, hóstias, toalhas para o altar, livros, materiais de limpeza, pagamentos de água, luz, telefone, salários de secretárias e outros auxiliares, salário do padre, materiais de escritório, manutenção da Igreja, salas de catequese, etc...

Finalidade Missionária: com o dinheiro do Dízimo é possível investir em cursos de formação de lideranças para as paróquias, formação de catequistas, promover retiros, encontros de formação, atividades missionárias, formação de padres, com ajuda aos seminários, etc...e,

Finalidade Social: que corresponde às despesas com auxílio aos pobres, aos doentes, aos desamparados, atendimentos aos idosos, crianças abandonadas, cursos de promoção humana e social, etc...

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei, principalmente sua poesia.